Buscar
  • joaomarcosramos01

A História e a Origem do Boné

UM BREVE RESUMO SOBRE A HISTÓRIA DO BONÉ

De acordo com a história, os primeiros acessórios de proteção para a cabeça surgiram por volta do ano quatro mil a.C., na Grécia, na Babilônia e no antigo Egito, quando se utilizava as faixas na cabeça para proteger o cabelo e prender. Nos dias de hoje a faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus chamada de “bandana” ou de fita é um excedente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça das pessoas.

Um pouco mais tarde surgiram os seguintes acessórios: as coroas, os turbantes, as tiaras, etc, usadas consequentemente por guerreiros, por nobres e por sacerdotes como símbolo de status, profissional e como sinal de distinção social, que permanecem até hoje os chapéus destinados especificamente às pessoas que ocupam determinadas atividades como: eclesiásticos, soldados, marinheiros, e muito mais.

E o primeiro chapéu que foi usado se chamava Pétaso e isso aconteceu por volta do ano dois mil a.C., a característica do chapéu era a seguinte: possuía as abas largas e a copa baixa que os gregos faziam uso em suas viagens como uma forma de proteção. E era um tipo de chapéu ajustável e super prático, podendo ser retirado com total facilidade, e o seu uso perdurou na Europa por toda a Idade Média que foi entre os anos de 476 a 1453 um artigo realmente de muita importância e utilidade na época.

E por volta do ano mil na Antiga Roma, os escravos eram terrivelmente proibidos de usar chapéus. Porém quando eram libertados passavam a usar uma espécie de chapéu semelhante ao barrete um tipo de boné com a forma de cone e com a ponta caída para um lado, simbolizando a sua liberdade. O mesmo modelo mencionado foi revivido durante a Revolução Francesa que aconteceu no final do século XVIII, que foi chamado de bonnet rouge e acabou se tornando em um símbolo do partido republicano durante a República.

E assim muito próximo à modelagem atual o boné em gomos ou partes costuradas começou a ser usado por um açougueiro inglês por volta do ano de 1.800, e desse período em diante o boné ganhou totalmente o mundo esportivo.

Com isso a popularização do acessório só aconteceu mesmo por volta século dezenove quando os bonés foram adotados pelos jogadores de beisebol em diversas partes dos Estados Unidos. E nessa época eram bem diferentes do modelo que identificamos nos dias atuais, pois o material que era utilizado na fabricação era a palha e depois com a evolução passou a ser confeccionado com uma lã mais maleável.

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

PARAÍSO PERDIDO CAPITÓLIO

Paraíso Perdido, verdadeiro patrimônio da natureza de exuberante beleza cênica, localizado em um vale cortado pelo ribeirão Quebra Anzol, com "canyons", 18 piscinas naturais e 8 quedas de águas límpid

A Origem do Boné

O boné é um dos acessórios de vestuário mais famosos e democráticos da história. Ele enfeita rostos e protege do sol, e, em alguns casos, virou marca pessoal, de tribos e organizações. Versões primiti

O que e Escarpas do Lago ?

O Balneário Escarpas do Lago é muito aconchegante, fica as margens do Lago de Furnas e conta com mais de 800 casas de alto padrão com muito luxo e requinte. Passar um final de semana ou mesmo uma tard

0CARRINHO
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco

©2018 by EDLBR.